quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ler e Crescer: A Bússola de Ouro


Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje trago a resenho do livro que acabei de ler. Estou pensando seriamente em fazer resenhas de todos os livros que eu ler, o que vocês acham? Deixem nos comentários e me ajudem a amadurecer a ideia, ok?
Antes de começar queria dizer uma coisa.
A trilogia "Fronteiras do Universo" causa uma certa polêmica, porque vocês perceberão que, ao decorrer da história, a igreja católica tem um papel digamos complicado. O que muitos fies alegam, é que a obra  promove o ateísmo. Se você tem cérebro de terra molhada e qualquer minhoca entra nela, não leia. Não estou criticando a fé de ninguém, mas veja, se tudo o que a gente ler influenciar nossos pensamentos e a nossa fé, estamos perdidos. 
 Sou evangélica, e o único livro que influencia meus pensamentos é a Bíblia.
 Espero que tenha sido clara e não tenha insultado ninguém.
Bom chega de enrolação e vamos começar





Título: A Bússola de Ouro ( Trilogia Fronteiras do Universo)
Autor: Philip Pullman
Editora: OBJETIVA
Paginas: 368
Lido em: Janeiro de 2015











A história se passa em um mundo paralelo muito parecido com o nosso, mas ao  mesmo tempo, com grandes diferenças, onde  Lyra Belacqua, uma menina de 12 anos muito levada e esperta vive na Faculdade de Jordan em Oxford. Nesse mundo as almas das pessoas são externas e caracterizadas por um animal, os dimons. Assim como os dimons das crianças, Pantalaimon ( dimon de Lyra), consegue trocar de forma, se tornando qualquer animal que desejasse. 
Um dia, Lyra decide entrar na Sala Privativa, e lá, escondida num armário, ela presencia uma reunião dada por seu tio, Lorde Asriel, onde vários assuntos como o Pó, o Norte e a Aurora Boreal despertam a curiosidade da menina. Além disso, boatos se espalham por toda a parte, onde pessoas, denominadas Globbers, estão sequestrando as crianças. Quando Roger, o melhor amigo de Lyra desaparece, ela e seu dimon começam uma busca incessante para acha-lo. No caminho, Lyra vive várias aventuras e conhece criaturas fantásticas, além de obter um aparelho que ajudará na missão. Porém esse aparelho contém muitos segredos e Lyra não faz ideia da amplitude e do papel que ela terá no futuro.


Já havia assistido ao filme, mas foram tantos buracos abertos que fiquei feliz em ter ganhado o livro e poder finalmente entender a história.
Para mim esse livro não é uma leitura infantil. Como disse acima, a obra foi criticada, mas confesso que ao meu ver o autor não tentou pregar o ateísmo, mas apresentou assuntos polêmicos de uma forma peculiar, onde igreja católica é criticada e teologia, ciência e politica se misturam. O livro pode contem personagens costumeiros de histórias infantis, mas por conta  desses assuntos abordados acaba se tornando complicado demais para uma criança.
A narrativa de Pullman é complexa, madura e inteligente ( uma das coisas que mais gostei do livro), a história é muito bem desenvolvida e o final, acredito que como estratégia oportunista do autor, causa uma vontade enorme de ler a continuação.
Quem já leu deixe nos comentários o que achou, e quem não leu eu super indico!
Espero que tenho gostado!
Fiquem com Deus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário